Os estudantes interessados em aderir ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ganham mais tempo para fazer a inscrição.
     O prazo, que se encerraria no último dia 30, foi prorrogado até o próximo dia 15.
   Podem pedir o benefício os estudantes matriculados em instituições de educação superior particulares que tenham aderido ao Fies em 2009.
    Os interessados podem financiar de 50% a 75% da mensalidade, independentemente do semestre que estiverem cursando.
    A taxa de juros é de 3,5% (fixa) por ano para os matriculados em cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos constantes do catálogo da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Há também a de 6,5% (fixa), anual, para os demais cursos. Durante o curso, o estudante paga uma parcela de até R$ 50, a cada três meses, para amortizar parte dos juros do financiamento.
      Para contratar o Fies, o estudante precisa apresentar um ou mais fiadores ou utilizar a fiança solidária — grupos de três a cinco estudantes, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores entre si e ficam responsáveis pelo pagamento das parcelas de todos os integrantes. Na fiança solidária não há necessidade de comprovar renda.
      As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do Fies – www3.caixa.gov.br/fies.
    Mais informações sobre o financiamento estão disponíveis no portal do Ministério da Educação (MEC) – http://porta.mec.gov.br .

Fonte: www.nota10.com.br
Acessado em 04/05/2009